7 de julho de 2010

A liga!

Novo Programa A Liga da Band abordou o tema tribos urbanas...
Tribos urbanas foi o tema do programa A Liga desta terça-feira (6 de julho). Elas se constituem através da identificação de interesses comuns entre componentes e são consideradas organizações sociais.
Rafinha Bastos, Thaíde, Débora Vilalba e Roseanne Mulholland acompanharão tribos de emos, góticos, cosplayers, punks, entre outras, e discutirão seu estilo de vida. A questão do preconceito também foi abordada, pois ao mesmo tempo que o sofrem, também o praticam.
(photo: góticos)
É estimado que cerca de 30% dos jovens participem de alguma tribo, os quais têm em comum a busca pela sua própria identidade. O visual, a música, a ideologia e o território se colocam como importantes ingredientes na forma de expressão desses adolescentes, que sempre agem movidos por alguma motivação: viver no passado, revoltar-se contra o sistema, dar mais força à cultura negra ou viver em um mundo de fantasia. Mas, se eles lutam para serem diferentes, porque não gostam de quem é diferente deles?
Apresentadores foram atrás de cada uma dessas histórias, que foram ao ar nesta terça, às 22H15, só na Band!
aquii eu pegeui um pouco sobre a historia da tribo que achei mais interessante:

Emo
Entre as diferentes tribos existentes na cidade de São Paulo, a mais nova entre elas é o gênero “emo”. Este estilo é formado por jovens geralmente entre 11 e 18 anos, que ouvem um som que mistura rock com letras românticas, as quais, geralmente falam sobre amor.
O nome “emo” vem do gênero emocore que surgiu em Washington, na década de 80, para designar bandas que tocavam letras introspectivas, com batidas pesadas. É uma vertente do hardcore, por sua vez fruto do punk. No Brasil, uma das bandas da atualidade preferida do publico é a Fresno.
Para reconhecer um emo é fácil, basta perceber as atitudes e a forma de se vestir. Geralmente usam roupas pretas, trajes listrados, cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos. Eles misturam uma aparência agressiva com o uso de roupas escuras, botas e maquiagens fortes , com roupas de desenhos com bichinhos e personagens infantis, tais como o da Hello Kitty.
Outra característica de um emo é ser expansivo. Gostam de trocar elogios, abraços e beijos em público, são tolerantes quanto a opção sexual de cada um e, mesmo que não tenham um relacionamento, amigas emos se chamam de ´maridas´. Os emos costumam se reunir na saída das escolas, em lojas de artigos de rock, em shows em casa de São Paulo especificamente, como o Hangar 110.
A tribo emo sofre muito preconceito da sociedade. Acredita-se que os motivos são por eles falarem abertamente sobre sentimentos, por expor suas opiniões, por seu vestuário ser alternativo e por sua liberdade na escolha sexual. Não é incomum que sejam insultados ou até agredidos por outros jovens. Além do preconceito sofrido na rua, na escola, por vezes da própria família, os emos ainda são criticados nas redes sociais, que possuem comunidades dedicadas a atacá-los.

Além dessa tribo exite varias outra que foram citadas no programa como:
Hip-hop, pichadores, cosplay, rockabilly.. etc.. quem quiser saber mais sobre o programa e ver os videos ta aii o link:  http://www.band.com.br/aliga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SCM Music Player - seamless music for your Website, Wordpress, Tumblr, Blogger.